Práticas de avaliação alinhadas com o QECR (Ouvir e Falar + Mediação) – FOLLOW-UP
Trainers
About this Course
Curso de Formação: 30 horas acreditadasDestinatários: Professores dos grupos de recrutamento 120, 220, 320, 330, 340 e 350 *
Certificação: CCPFC/ACC-113750/22
Contents
4 horas:
Apresentação dos/as participantes e formadoras;
Informação sobre os objetivos da ação, conteúdos e metodologia de avaliação;
Distribuição de material;
Realização de Atividades de warming up destinadas a criar ligação entre os vários elementos que compõem o grupo de trabalho.
10 horas:
Familiarização com os descritores das competências e subcompetências do QECR – nomeadamente aqueles que descrevem o Ouvir e o Falar;
Análise de critérios, parâmetros e descritores de avaliação do Ouvir e do Falar dos Departamentos de Línguas Estrangeiras à luz do QECR;
Análise de testes e exames de Língua Estrangeira à luz do QECR;
As questões de Validade, Fiabilidade, Equidade e Princípios Éticos na elaboração dos testes e exames;
Apresentação de grelhas e outros materiais práticos e teóricos que constituem as bases do trabalho a levar a cabo pelos/as formandos/as.
5 horas:
Elaboração de materiais, para avaliação das competências de Língua – Ouvir e Falar, com base nas atividades, metodologias e abordagens apresentadas.
3 horas:
Apresentação dos trabalhos realizados.
5 horas:
Apresentação sumária das alterações introduzidas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas pelo Companion Volume 2020;
A Mediação no contexto das competências do Plurilinguismo e do Pluriculturalismo;
Identificação dos diferentes tipos de Mediação;
A Mediação nos documentos de referência: PASEO e AE;
Exemplos de Mediação na prática letiva no contexto português;
Partilha de tarefas para os vários níveis de ensino.
3 horas:
Trabalho de grupo – produção de tarefas que visem a avaliação prática da Mediação e apresentação ao grande grupo.
Avaliação da ação de formação.
Objetivos:
- Familiarizar os/as formandos/as com o Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino das Línguas (QECR): os níveis de língua e os seus descritores, no que diz respeito às Competências de língua Ouvir e Falar e da Mediação;
- Reconhecer os descritores utilizados para as várias subcompetências;
- Analisar critérios, parâmetros e descritores de avaliação dos Departamentos de Línguas Estrangeiras à luz do QECR tentando identificar instrumentos de avaliação das competências em apreço;
- Identificar problemas no desenvolvimento das competências de línguas Ouvir e Falar na sala de aula: problemas decorrentes do ensino das línguas e problemas relacionados com os modos individuais de aprender;
- Analisar os mecanismos de avaliação das competências Ouvir e Falar utilizados pelos/as formandos/as;
- Produzir instrumentos de avaliação das competências Ouvir e Falar de acordo com o QECR;
- Explicitar o conceito de mediação nas línguas;
- Contextualizar a mediação no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas 2020;
- Identificar os diferentes tipos de Mediação;
- Realçar a mediação nos documentos curriculares de referência (PASEO e AE);
- Conhecer modelos de tarefas para os vários níveis de ensino que incluem a mediação;
- Promover a melhoria da qualidade do ensino;
- Promover a partilha de atividades e estratégias, a fim de que a formação construída ao longo da ação estimule hábitos de reflexão conjunta, tendentes a enriquecer as práticas pedagógicas individuais no âmbito em causa.
* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).