Práticas de avaliação alinhadas com o QECR (Ouvir e Falar + Mediação) – FOLLOW-UP

Trainers

About this Course

Curso de Formação: 30 horas acreditadas
Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento 120, 220, 320, 330, 340 e 350 *
Certificação: CCPFC/ACC-113750/22

Contents

4 horas:

Apresentação dos/as participantes e formadoras;

Informação sobre os objetivos da ação, conteúdos e metodologia de avaliação;

Distribuição de material;

Realização de Atividades de warming up destinadas a criar ligação entre os vários elementos que compõem o grupo de trabalho.

10 horas:

Familiarização com os descritores das competências e subcompetências do QECR – nomeadamente aqueles que descrevem o Ouvir e o Falar;

Análise de critérios, parâmetros e descritores de avaliação do Ouvir e do Falar dos Departamentos de Línguas Estrangeiras à luz do QECR;

Análise de testes e exames de Língua Estrangeira à luz do QECR;

As questões de Validade, Fiabilidade, Equidade e Princípios Éticos na elaboração dos testes e exames;

Apresentação de grelhas e outros materiais práticos e teóricos que constituem as bases do trabalho a levar a cabo pelos/as formandos/as. 

5 horas:

Elaboração de materiais, para avaliação das competências de Língua – Ouvir e Falar, com base nas atividades, metodologias e abordagens apresentadas.

3 horas:

Apresentação dos trabalhos realizados.

5 horas: 

Apresentação sumária das alterações introduzidas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas pelo Companion Volume 2020;

A Mediação no contexto das competências do Plurilinguismo e do Pluriculturalismo;

Identificação dos diferentes tipos de Mediação;

A Mediação nos documentos de referência: PASEO e AE;

Exemplos de Mediação na prática letiva no contexto português; 

Partilha de tarefas para os vários níveis de ensino.

3 horas:

Trabalho de grupo – produção de tarefas que visem a avaliação prática da Mediação e apresentação ao grande grupo.

Avaliação da ação de formação. 


Objetivos:

- Familiarizar os/as formandos/as com o Quadro Europeu Comum de Referência para o Ensino das Línguas (QECR): os níveis de língua e os seus descritores, no que diz respeito às Competências de língua Ouvir e Falar e da Mediação; 

- Reconhecer os descritores utilizados para as várias subcompetências;

- Analisar critérios, parâmetros e descritores de avaliação dos Departamentos de Línguas Estrangeiras à luz do QECR tentando identificar instrumentos de avaliação das competências em apreço;

- Identificar problemas no desenvolvimento das competências de línguas Ouvir e Falar na sala de aula: problemas decorrentes do ensino das línguas e problemas relacionados com os modos individuais de aprender;

- Analisar os mecanismos de avaliação das competências Ouvir e Falar utilizados pelos/as formandos/as;

- Produzir instrumentos de avaliação das competências Ouvir e Falar de acordo com o QECR;

- Explicitar o conceito de mediação nas línguas;

- Contextualizar a mediação no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas 2020;

- Identificar os diferentes tipos de Mediação;

- Realçar a mediação nos documentos curriculares de referência (PASEO e AE);

- Conhecer modelos de tarefas para os vários níveis de ensino que incluem a mediação;

- Promover a melhoria da qualidade do ensino;

- Promover a partilha de atividades e estratégias, a fim de que a formação construída ao longo da ação estimule hábitos de reflexão conjunta, tendentes a enriquecer as práticas pedagógicas individuais no âmbito em causa.

* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).






Next Events

ACD - APPI | Funchal "New Trends in ELT"

2nd November 2024
Funchal, Madeira
02/11/2024 09:00

International House - Practical Online Seminars

SMARTER TEACHING: SMARTER LEARNING

Cycle of Practical Online Seminars 2024/2025
06/11/2024 to 21/05/2025
Online

9th TEFL Conference:Innovation in English language education: Adapting pedagogies to meet modern challenges

Colégio Almada Negreiros / Campus de Campolide / 1099-085 Lisboa (FCSH, Nova University Lisbon)
15/11/2024 to 16/11/2024
CETAPS / Nova University Lisbon

CyTEA Annual Conference 2024

A New Teaching Era: Pedagogical Arguments in Language Teaching and Learning
Cyprus, Nicosia
16/11/2024

Latest News

ACD - APPI | Erasmus+ - Disseminação de mobilidades

APPI | Erasmus+ - Disseminação de mobilidades
12 de outubro 2024
Plataforma Zoom APPI
24/09/2024 APPI

APPI | Funchal "New Trends in ELT" - November 2

20/09/2024 APPI

ACD - APPI | Funchal "New Trends in ELT"

ACD - APPI | Funchal "New Trends in ELT"
2nd November 2024
Escola Básica 2, 3 Dr. Horácio Bento de Gouveia
Registrations here!
20/09/2024 APPI