Beyond the Lyrics: Music as a Multimodal Tool in the EFL Classroom
Trainers
About this Course
Curso de Formação: 25 horas acreditadasDestinatários: Professores dos grupos de recrutamento 220 e 330 *
Certificação: CCPFC/ACC-136415/25
Contents
A ação de formação está organizada em 5 múdulos de 5 horas cada, combinando fundamentos teóricos, exploração de materiais autênticos (canções e videoclipes), práticas pedagógicas inovadoras e trabalho colaborativo. Cada Módulo promove a articulação entre multimodalidade, criatividade, consciência cultural e desenvolvimento de competências linguísticas em contexto EFL.
Módulo 1 – A música como texto multimodal no ensino de inglês (5 horas)
• Fundamentos teóricos: multimodalidade, literacia visual, CLIL, SEL e educação intercultural.
• A música enquanto recurso autêntico: valor linguístico, afetivo e cultural.
• Enquadramento no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
• Discussão de exemplos inspiradores de práticas educativas com base musical.
Módulo 2 – Análise crítica de canções e videoclipes (5 horas)
• Leitura multimodal: letra, imagem, som, ritmo e movimento.
• Técnicas para desenvolver literacia visual e auditiva em contexto escolar.
• Seleção e adaptação de músicas e videoclipes ao nível dos alunos e aos objetivos de aprendizagem.
• Exploração de temas transversais como identidade, diversidade e cidadania.
Módulo 3 – Estratégias práticas com música em sala de aula (5 horas)
• Desenvolvimento de atividades de escuta ativa, dramatização, escrita criativa e debate.
• Integração da música em tarefas e sequências didáticas centradas no aluno.
• Abordagem de diferentes estilos musicais e géneros textuais.
• Dinâmicas que promovem atenção, criatividade, motivação e envolvimento emocional.
Módulo 4 – Criação de projetos pedagógicos interdisciplinares (5 horas)
• Planeamento colaborativo de tarefas e projetos com base em música e videoclipes.
• Integração de domínios de aprendizagem: compreensão oral, expressão oral e escrita, pensamento crítico e consciência cultural.
• Aplicação de metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, trabalho cooperativo e enfoque na autonomia.
• Produção de sequências didáticas com ligação à realidade dos alunos.
Módulo 5 – Apresentação, partilha e reflexão (5 horas)
• Apresentação dos projetos elaborados pelos formandos.
• Discussão crítica das propostas e troca de boas práticas.
• Identificação de desafios e soluções na implementação em contexto real.
• Reflexão sobre o papel da música na promoção de práticas educativas inovadoras, inclusivas e emocionalmente significativas.