Beyond the Lyrics: Music as a Multimodal Tool in the EFL Classroom

Trainers

About this Course

Curso de Formação: 25 horas acreditadas
Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento 220 e 330 *
Certificação: CCPFC/ACC-136415/25

Contents

A ação de formação está organizada em 5 múdulos de 5 horas cada, combinando fundamentos teóricos, exploração de materiais autênticos (canções e videoclipes), práticas pedagógicas inovadoras e trabalho colaborativo. Cada Módulo promove a articulação entre multimodalidade, criatividade, consciência cultural e desenvolvimento de competências linguísticas em contexto EFL.


Módulo 1 – A música como texto multimodal no ensino de inglês (5 horas)

• Fundamentos teóricos: multimodalidade, literacia visual, CLIL, SEL e educação intercultural.

• A música enquanto recurso autêntico: valor linguístico, afetivo e cultural.

• Enquadramento no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

• Discussão de exemplos inspiradores de práticas educativas com base musical.

Módulo 2 – Análise crítica de canções e videoclipes (5 horas)

• Leitura multimodal: letra, imagem, som, ritmo e movimento.

• Técnicas para desenvolver literacia visual e auditiva em contexto escolar.

• Seleção e adaptação de músicas e videoclipes ao nível dos alunos e aos objetivos de aprendizagem.

• Exploração de temas transversais como identidade, diversidade e cidadania.

Módulo 3 – Estratégias práticas com música em sala de aula (5 horas)

• Desenvolvimento de atividades de escuta ativa, dramatização, escrita criativa e debate.

• Integração da música em tarefas e sequências didáticas centradas no aluno.

• Abordagem de diferentes estilos musicais e géneros textuais.

• Dinâmicas que promovem atenção, criatividade, motivação e envolvimento emocional.

Módulo 4 – Criação de projetos pedagógicos interdisciplinares (5 horas)

• Planeamento colaborativo de tarefas e projetos com base em música e videoclipes.

• Integração de domínios de aprendizagem: compreensão oral, expressão oral e escrita, pensamento crítico e consciência cultural.

• Aplicação de metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, trabalho cooperativo e enfoque na autonomia.

• Produção de sequências didáticas com ligação à realidade dos alunos.

Módulo 5 – Apresentação, partilha e reflexão (5 horas)

• Apresentação dos projetos elaborados pelos formandos.

• Discussão crítica das propostas e troca de boas práticas.

• Identificação de desafios e soluções na implementação em contexto real.

• Reflexão sobre o papel da música na promoção de práticas educativas inovadoras, inclusivas e emocionalmente significativas.

Next Events

CIEB 2025

24/10/2025 to 26/10/2025
Facultad de Letras, Universidade de Castilla-La Mancha

33rd Annual International HUPE Conference

24/10/2025 to 26/10/2025
Porec

14th ELT Malta Conference

24/10/2025 to 25/10/2025
University of Malta (Valletta Campus)

APPInep Webinar: Building Engagement and Motivation

29/10/2025 18:30 -19:30
Online

Latest News

European Day of Languages

04/09/2025 APPI

APPI Regional Seminar | Viana do Castelo

"The Global Classroom: Literature as a Tool for Intercultural Education"
10 & 11 October
Viana do Castelo
29/08/2025 APPI

7th Mindful EFL Day

Online training event
3 hours
20th September
26/08/2025 APPI