Concurso "Once Upon a Time"

Posted in Archive on Oct 07, 2019.

- 11.ª edição do concurso “Conta-nos uma história!” / "Once Upon a Time" -

O ato de contar histórias desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens realizadas pelos alunos dos diferentes níveis de educação e ensino, quer na aquisição de conhecimentos, quer no desenvolvimento de competências e valores.

Com a iniciativa "Conta-nos uma história!",  pretende-se incentivar os  estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico a desenvolverem projetos, relacionados com o ato de contar, que coloquem os alunos em situações educativas desafiantes, recorrendo à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital de áudio e vídeo.

No decorrer dos projetos, será possível definir ações estratégicas de ensino, promotoras de situações de aprendizagem significativa, que convoquem os quatro domínios de trabalho enunciados no documento Orientações Curriculares para as Tecnologias da Informação e Comunicação, nomeadamente o domínio Comunicar e Colaborar, bem como o domínio Criar e Inovar.

Por outro lado, a introdução da língua inglesa no currículo do 1.º CEB, nos 3.º e 4.º anos, justificou, em 2016/2017, a criação de uma nova categoria intitulada “Once Upon a Time...”.

As histórias a admitir a concurso, em língua portuguesa e em língua inglesa (3.º e 4.º anos), podem ser originais ou consistir em recontos com base em fábulas, parábolas, contos, mitos ou lendas e outros textos já existentes, podendo ser humorísticas, educativas, tradicionais, etc. Podem ainda ser abordados os domínios contemplados na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente o da Educação Ambiental e o do Risco, através da exploração de temas como, por exemplo, a proteção da floresta, entre outros.

 Em todos os casos, deve existir um narrador e diferentes personagens, sendo obrigatória a existência de diálogos.

A dinamização deste concurso é assegurada pelo Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), da Direção-Geral de Administração Escolar (DGAE) e em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e a Rádio ZigZag.

  Site DGE: https://www.dge.mec.pt/…/o-concurso-conta-nos-uma-historia-… Site ERTE: http://erte.dge.mec.pt/…/o-concurso-conta-nos-uma-historia-… Spot: https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=MHKCKefCncU   Página do concurso: http://erte.dge.mec.pt/concurso-conta-nos-uma-historiaDatas importantes: · Período de inscrições: até dia 31 de janeiro 2020 · Período de submissão dos trabalhos: 16 de janeiro a 31 de março 2020 - foi alargado para o dia 15 de junho de 2020. · Período de apreciação dos trabalhos: 6 de abril até 31 de maio 2020 · Divulgação dos resultados: 1 de junho 2020 (dia da criança)  

Conta-nos uma História - Alargamento de Prazo  
Com o país e o mundo a viver uma situação de exceção, devido à pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19), e atendendo às medidas de contenção tomadas em todo o país, o Ministério da Educação decidiu alargar o período de envio dos trabalhos referentes ao concurso “Conta-nos uma História!”. O prazo para o envio das Histórias, que estava inicialmente fixado para o dia 31 de março de 2020, foi alargado para o dia 15 de junho de 2020.
Relembramos que os formulários, para envio dos trabalhos (áudio e/ou vídeo), estão disponíveis na página do concurso: https://erte.dge.mec.pt/formularios Sabendo-se que por via das circunstâncias muitos pais e filhos passam, hoje, mais tempo juntos e sabendo-se que o ato de contar história desempenha um papel extremamente relevante nas aprendizagens realizadas pelas crianças e pelos alunos, sugere-se que, caso ainda não o tenha feito, convide pais/encarregados de educação a colaborar connosco neste processo.

Next Events

37th Annual APPI Conference | Braga 2024

10/05/2024 to 12/05/2024
Altice Forum Braga

9th TEFL Conference:Innovation in English language education: Adapting pedagogies to meet modern challenges

FCSH, Nova University Lisbon

9th TEFL Conference: Innovation in English language education: Adapting pedagogies to meet modern challenges
15/11/2024 to 16/11/2024
CETAPS / Nova University Lisbon

CyTEA Annual Conference_ 16 November 2024

CyTEA ANNUAL CONFERENCE 2024 - University of Cyprus, Nicosia

A New Teaching Era: Pedagogical Arguments in Language Teaching and Learning
16/11/2024

Latest News

APPI Pre-Conference Webinar: Teaching Writing in the 21st Century

07/04/2024 APPI

Alberto Gaspar Scholarship 2024

Aviso de abertura (28 de março)
Regulamento
Ficha de inscrição
28/03/2024 APPI

Assembleia Geral Ordinária - março 2024

Assembleia Geral Ordinária
Plataforma Zoom APPI
28 março | 16h00
21/03/2024 APPI