COLÓQUIO INTERNACIONAL NA ESEV 'DEBATE O PAPEL DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ATUAL MERCADO DE TRABALHO' | Escola Superior de Educação (ESEV) do Politécnico de Viseu, Viseu

Published on Mar 24, 2018

  • Event Date

    29/11/2018

  • Event Time

    All day

COLÓQUIO INTERNACIONAL NA ESEV DEBATE O PAPEL DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ATUAL MERCADO DE TRABALHO

cid:image001.jpg@01D3C1F4.F36C2C10

A Escola Superior de Educação (ESEV) do Politécnico de Viseu leva a efeito no dia 29 de novembro de 2018 um colóquio internacional centrado no debate das "Línguas Estrangeiras e Empregabilidade".

O período de submissão de propostas de comunicação já começou e decorre até ao próximo dia 14 de maio, através do endereço:abstract@esev.ipv.pt

O evento, que consigna no seu programa conferências e sessões temáticas com reputados especialistas e comunicações dos participantes, pretende promover a informação e o debate acerca da relação entre Línguas Estrangeiras (LE), mercado de trabalho e o mundo empresarial, incidindo em quatro grandes eixos temáticos: os desafios económicos atuais em contextos plurilingues e pluriculturais, o papel das línguas estrangeiras na comunicação organizacional, o impacto do uso das línguas estrangeiras no contexto empresarial e a inovação pedagógica, línguas estrangeiras e formação para o mundo do trabalho.

Para a professora Véronique Delplancq, representante da comissão organizadora, "o colóquio conta com a presença de profissionais de vários horizontes, especialistas das questões de relação entre o setor empresarial e o impacto das línguas estrangeiras no recrutamento, na progressão na carreira e nos negócios. A ligação entre as línguas estrangeiras e as empresas é falada mas ainda pouco sistematizada e realmente aprofundada ao nível do ensino superior. O colóquio pretende ser um espaço de encontro entre o mundo académico e o mundo do trabalho".

A pertinência das áreas temáticas a abordar neste colóquio é bem patente nos grandes desafios que a sociedade e o mercado de trabalho dos nossos dias atravessam. A complexidade linguística e cultural das sociedades atuais, fruto da implementação de novas tecnologias e de fenómenos de crescente globalização e internacionalização decorrentes da constante mobilidade de cidadãos entre os diversos países, criou enormes desafios em termos do mercado de trabalho e do desenvolvimento das empresas. Ao longo dos últimos anos, vários relatórios da Comissão Europeia têm vindo a alertar para a importância de adquirir competências em LE com o objetivo de assegurar uma maior competitividade a nível macroeconómico e como elemento essencial em termos de empregabilidade. A diferenciação dos perfis dos candidatos faz-se cada vez mais em função das competências adquiridas em LE. Estudos recentes apontam para a necessidade de uma maior diversidade linguística nas empresas. No âmbito do perfil do empreendedor e do líder, as competências linguísticas em LE destacam-se, assumindo um aspeto vital na era da globalização.

Inscrições e informação adicional em: http://www.esev.ipv.pt/cinternational/

Viseu, 22 de março de 2018

O Gabinete de Formação e Projetos da ESEV

Next Events

LiTE Academy's Webinar #4 - Multilingual Pedagogies in Practice: Harnessing Learners’ Linguistic Repertoires

02/06/2026 18:00 -19:30
Online

LiTE Academy's Webinar #5 - Doctoral Colloquium on Digital, Inclusive and Multilingual Pedagogies

11/06/2026 15:30 -19:00
Online

LiTE Academy's Webinar #6 - Rethinking Language Assessment in Digital, Inclusive, and Multilingual Learning Environments

16/06/2026 18:00 -19:30
Online

Here Comes the Sun - Online conference on positive learning and mindfulness

Organised by the European Mindful and Compassionate ELT Project in collaboration with APPI Mindful SIG, TESOL Spain, and TESOL Hungary, this gathering aims to nurture a supportive professional community where educators can grow not only as teachers, but as mindful, compassionate individuals.
20/06/2026 09:00 -13:00
Online

Latest News

Here Comes the Sun - Online conference on positive learning and mindfulness

28/05/2026 APPI

Bolsa Alberto Gaspar 2026

Aviso de abertura
Bolsas Alberto Gaspar
2026
26/03/2026 APPI

Assembleia Geral Associados - maio 2026

9 de maio de 2026
18h40
Centro Cultural e de Congresso de Aveiro
18/03/2026 APPI