Produção oral e escrita na aula de Inglês com Tecnologias Digitais - Oficina de Formação
Trainers
About this Course
Oficina de Formação: 50 horas acreditadasDestinatários: Professores dos grupos de recrutamento 120, 220 e 330 *
Certificação: CCPFC/ACC - 111937/21
Contents
Módulo 1 – Introdução à utilização de tecnologias como recurso educativo em aula
- Fundamentação para a utilização de tecnologias digitais em aula – vantagens e benefícios vs constrangimentos e dificuldades.
- Reflexão colaborativa sobre prós e contras do uso educativo de tecnologias.
- Simulação de sequência de atividades de aprendizagem promotoras do desenvolvimento da produção oral e/ou escrita e da produção de conteúdos digitais.
- Exploração das ferramentas digitais utilizadas na simulação.
- Partilha de experiências entre formandos.
- Esclarecimento de dúvidas
Módulo 2 – Exploração de ferramentas digitais
- Apresentação de ferramentas e seu potencial educativo a distância.
- Exploração individual de ferramentas online ou aplicações enquanto ferramentas digitais para utilização com os alunos (por exemplo: Adobe Spark Video, Adobe Spark Page, Adobe Spark Post, entre outras).
- Criação de recursos/atividades exemplificativas.
- Partilha online entre formandos.
- Esclarecimento de dúvidas.
Módulo 3 – Avaliação das aprendizagens
- Apresentação de instrumentos de avaliação das aprendizagens e ferramentas digitais de suporte à sua criação.
- Exploração individual de ferramentas digitais de suporte à avaliação (por exemplo: Socrative, Showbie, Rubistar, entre outras).
- Criação de recursos/atividades exemplificativas.
- Partilha online entre formandos.
- Esclarecimento de dúvidas.
Módulo 4 – Planificação de atividades
- Apresentação e discussão de planos para tarefa final.
- Planificação e implementação de atividades.
- Esclarecimento de dúvidas.
- Partilha de atividades e experiências.
- Reflexão sobre as aprendizagens ao longo das sessões.
Objetivos:
Desenvolver a Competência Digital dos docentes.
Desenvolver competências de pesquisa de novas ferramentas digitais e sua utilidade para a aprendizagem de línguas.
Compreender a utilidade do recurso a tecnologias digitais na aprendizagem de línguas.
Conhecer ferramentas digitais para a aprendizagem de línguas e desenvolver competências na sua utilização.
Planificar atividades com recurso a ferramentas digitais para a promoção da competência comunicativa, particularmente da produção oral e da produção escrita.
Promover a criação e partilha de conteúdos digitais por parte dos alunos.
Definir instrumentos e estratégias de avaliação das aprendizagens diversificados.
* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).