Produção oral e escrita na aula de Inglês com Tecnologias Digitais - Oficina de Formação

Trainers

About this Course

Oficina de Formação: 50 horas acreditadas
Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento 120, 220 e 330 *
Certificação: CCPFC/ACC - 111937/21

Contents

Módulo 1 – Introdução à utilização de tecnologias como recurso educativo em aula

- Fundamentação para a utilização de tecnologias digitais em aula – vantagens e benefícios vs constrangimentos e dificuldades.

- Reflexão colaborativa sobre prós e contras do uso educativo de tecnologias.

- Simulação de sequência de atividades de aprendizagem promotoras do desenvolvimento da produção oral e/ou escrita e da produção de conteúdos digitais.

- Exploração das ferramentas digitais utilizadas na simulação.

- Partilha de experiências entre formandos.

- Esclarecimento de dúvidas

 

Módulo 2 – Exploração de ferramentas digitais

- Apresentação de ferramentas e seu potencial educativo a distância.

- Exploração individual de ferramentas online ou aplicações enquanto ferramentas digitais para utilização com os alunos (por exemplo: Adobe Spark Video, Adobe Spark Page, Adobe Spark Post, entre outras).

- Criação de recursos/atividades exemplificativas.

- Partilha online entre formandos.

- Esclarecimento de dúvidas.

 

Módulo 3 – Avaliação das aprendizagens

- Apresentação de instrumentos de avaliação das aprendizagens e ferramentas digitais de suporte à sua criação.

- Exploração individual de ferramentas digitais de suporte à avaliação (por exemplo: Socrative, Showbie, Rubistar, entre outras).

- Criação de recursos/atividades exemplificativas.

- Partilha online entre formandos.

- Esclarecimento de dúvidas.

 

Módulo 4 – Planificação de atividades

- Apresentação e discussão de planos para tarefa final.

- Planificação e implementação de atividades.

- Esclarecimento de dúvidas.

- Partilha de atividades e experiências.

- Reflexão sobre as aprendizagens ao longo das sessões.


Objetivos:

Desenvolver a Competência Digital dos docentes.

Desenvolver competências de pesquisa de novas ferramentas digitais e sua utilidade para a aprendizagem de línguas.

Compreender a utilidade do recurso a tecnologias digitais na aprendizagem de línguas.

Conhecer ferramentas digitais para a aprendizagem de línguas e desenvolver competências na sua utilização.

Planificar atividades com recurso a ferramentas digitais para a promoção da competência comunicativa, particularmente da produção oral e da produção escrita.

Promover a criação e partilha de conteúdos digitais por parte dos alunos.

Definir instrumentos e estratégias de avaliação das aprendizagens diversificados.


* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).




Next Events

The Classroom in 2021: Challenges and Opportunities

26/10/2021 14:00 -15:00
EAQUALS Webinars

'Storytelling for a Better World' David Heathfield free Webinar

28/10/2021 16:00 -17:00
DELTA Publishing Webinars

Teaching speaking online

30/10/2021 15:00 -16:01
IATEFL Free Webinar

“Tongue Twisters” APPInep Workshop | 6th November

The APPInep team has come together to run a series of workshops that focus on special days throughout the first term.
06/11/2021 10:00 -11:00
APPI Zoom Platform

Latest News

APPInep Workshops 2021

A series of workshops...
'Halloween' 23rd October
'Tongue Twisters' 6th of November
'Christmas' 4th December
Limited Registrations!
07/10/2021 APPI

1st Online Conference International TESOL Associations

23rd October | 10:50-20:00
Registration is free and open to members and non-members
07/10/2021 APPI

The APPI eJournal - 8th Edition

Call for Contributors
Guidelines
Deadline: 1st November 2021
06/10/2021 APPI