Practical, Possible and Painless: strategies for the English Classroom
Trainers
About this Course
Curso de Formação: 25 horas acreditadasDestinatários: Professores dos grupos de recrutamento 220 e 330 *
Certificação: CCPFC/ACC – 114465/22
Contents
"Módulo 0. Apresentação (1h)
Atividade de quebra-gelo e apresentação dos Formandos e Formadores.
Esclarecimentos sobre o regime de avaliação.
Módulo I. O perfil do aluno de LE na sala de aula do século XXI (5h)
As Metas Curriculares e o Quadro Comum de Referência para as Línguas.
Enquadramento Geral do Currículo do Ensino Básico e Secundário para a construção de aprendizagens essenciais baseadas no perfil do aluno.
As competências do século XXI e as LE (communication, creativity, collaboration and critical thinking): princípios para planificar aulas memoráveis.
Módulo II. O poder da imagem na sala de aula (2h)
A importância e a primazia social da imagem no século XXI.
A imagem e o aprendente de LE: motivar e desafiar para uma aprendizagem significativa.
Módulo III. A Compreensão do Oral (5h)
A compreensão em situações de receção e interação.
Atividades para o desenvolvimento ativo da compreensão oral.
Atividades para a operacionalização do léxico e da gramática.
A compreensão do oral como veículo do domínio intercultural.
Módulo IV. A imagem como promotor da Leitura (2h)
Os momentos na compreensão de textos (antes, durante e após a leitura).
Estratégias e materiais de ensino da compreensão de textos.
Módulo V. A Escrita (3h)
Estratégias e materiais para o ensino da escrita (dimensão textual) no âmbito das temáticas estudadas.
Exemplos de atividades práticas (guiadas/autónomas e independentes)
Estratégias para a avaliação da Escrita recorrendo a imagens.
Módulo VI. A interação e produção oral (2h)
Modelos da expressão oral (spoken interaction/spoken production).
Atividades para o desenvolvimento da expressão oral.
Estratégias para a avaliação da oralidade recorrendo a imagens:
Estudo de caso: os exames do IAVE vs. os exames da Cambridge.
Módulo VII. APPs para a promoção do Ensino de LE (3h)
Recursos digitais para a sala de aula (Voki, classdojo, duolingo, memrise, lexical book, entre outras).
Estratégias para o uso de APPs em sala de aula.
Módulo VIII. Avaliação: Planos de aula (2h)
Apresentação de planos de aula, criados pelos formandos, que promovam:
Estratégias e abordagens que recorrem à imagem como facilitador do ensino e aprendizagem de uma LE.
Operacionalizem as aprendizagens essenciais baseadas no perfil do aluno, as Metas Curriculares e as competências do século XXI."
* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).