Practical, Possible and Painless: strategies for the English Classroom

Trainers

About this Course

Curso de Formação: 25 horas acreditadas
Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento 220 e 330 *
Certificação: CCPFC/ACC – 102773/19

Contents

"Módulo 0. Apresentação (1h)

Atividade de quebra-gelo e apresentação dos Formandos e Formadores.

Esclarecimentos sobre o regime de avaliação.

Módulo I. O perfil do aluno de LE na sala de aula do século XXI (5h)

As Metas Curriculares e o Quadro Comum de Referência para as Línguas.

Enquadramento Geral do Currículo do Ensino Básico e Secundário para a construção de aprendizagens essenciais baseadas no perfil do aluno.

As competências do século XXI e as LE (communication, creativity, collaboration and critical thinking): princípios para planificar aulas memoráveis.

Módulo II. O poder da imagem na sala de aula (2h)

A importância e a primazia social da imagem no século XXI.

A imagem e o aprendente de LE: motivar e desafiar para uma aprendizagem significativa.

Módulo III. A Compreensão do Oral (5h)

A compreensão em situações de receção e interação.

Atividades para o desenvolvimento ativo da compreensão oral.

Atividades para a operacionalização do léxico e da gramática.

A compreensão do oral como veículo do domínio intercultural.

Módulo IV. A imagem como promotor da Leitura (2h)

Os momentos na compreensão de textos (antes, durante e após a leitura).

Estratégias e materiais de ensino da compreensão de textos.

Módulo V. A Escrita (3h)

Estratégias e materiais para o ensino da escrita (dimensão textual) no âmbito das temáticas estudadas.

Exemplos de atividades práticas (guiadas/autónomas e independentes)

Estratégias para a avaliação da Escrita recorrendo a imagens.

Módulo VI. A interação e produção oral (2h)

Modelos da expressão oral (spoken interaction/spoken production).

Atividades para o desenvolvimento da expressão oral.

Estratégias para a avaliação da oralidade recorrendo a imagens:

Estudo de caso: os exames do IAVE vs. os exames da Cambridge.

Módulo VII. APPs para a promoção do Ensino de LE (3h)

Recursos digitais para a sala de aula (Voki, classdojo, duolingo, memrise, lexical book, entre outras).

Estratégias para o uso de APPs em sala de aula.

Módulo VIII. Avaliação: Planos de aula (2h)

Apresentação de planos de aula, criados pelos formandos, que promovam:

Estratégias e abordagens que recorrem à imagem como facilitador do ensino e aprendizagem de uma LE.

Operacionalizem as aprendizagens essenciais baseadas no perfil do aluno, as Metas Curriculares e as competências do século XXI."

 

* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).

Next Events

The Classroom in 2021: Challenges and Opportunities

26/10/2021 14:00 -15:00
EAQUALS Webinars

'Storytelling for a Better World' David Heathfield free Webinar

28/10/2021 16:00 -17:00
DELTA Publishing Webinars

Teaching speaking online

30/10/2021 15:00 -16:01
IATEFL Free Webinar

“Tongue Twisters” APPInep Workshop | 6th November

The APPInep team has come together to run a series of workshops that focus on special days throughout the first term.
06/11/2021 10:00 -11:00
APPI Zoom Platform

Latest News

APPInep Workshops 2021

A series of workshops...
'Halloween' 23rd October
'Tongue Twisters' 6th of November
'Christmas' 4th December
Limited Registrations!
07/10/2021 APPI

1st Online Conference International TESOL Associations

23rd October | 10:50-20:00
Registration is free and open to members and non-members
07/10/2021 APPI

The APPI eJournal - 8th Edition

Call for Contributors
Guidelines
Deadline: 1st November 2021
06/10/2021 APPI