Practical, Possible and Painless: strategies for the English Classroom

Trainers

About this Course

Curso de Formação: 25 horas acreditadas
Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento 220 e 330 *
Certificação: CCPFC/ACC – 114465/22

Contents

"Módulo 0. Apresentação (1h)

Atividade de quebra-gelo e apresentação dos Formandos e Formadores.

Esclarecimentos sobre o regime de avaliação.

Módulo I. O perfil do aluno de LE na sala de aula do século XXI (5h)

As Metas Curriculares e o Quadro Comum de Referência para as Línguas.

Enquadramento Geral do Currículo do Ensino Básico e Secundário para a construção de aprendizagens essenciais baseadas no perfil do aluno.

As competências do século XXI e as LE (communication, creativity, collaboration and critical thinking): princípios para planificar aulas memoráveis.

Módulo II. O poder da imagem na sala de aula (2h)

A importância e a primazia social da imagem no século XXI.

A imagem e o aprendente de LE: motivar e desafiar para uma aprendizagem significativa.

Módulo III. A Compreensão do Oral (5h)

A compreensão em situações de receção e interação.

Atividades para o desenvolvimento ativo da compreensão oral.

Atividades para a operacionalização do léxico e da gramática.

A compreensão do oral como veículo do domínio intercultural.

Módulo IV. A imagem como promotor da Leitura (2h)

Os momentos na compreensão de textos (antes, durante e após a leitura).

Estratégias e materiais de ensino da compreensão de textos.

Módulo V. A Escrita (3h)

Estratégias e materiais para o ensino da escrita (dimensão textual) no âmbito das temáticas estudadas.

Exemplos de atividades práticas (guiadas/autónomas e independentes)

Estratégias para a avaliação da Escrita recorrendo a imagens.

Módulo VI. A interação e produção oral (2h)

Modelos da expressão oral (spoken interaction/spoken production).

Atividades para o desenvolvimento da expressão oral.

Estratégias para a avaliação da oralidade recorrendo a imagens:

Estudo de caso: os exames do IAVE vs. os exames da Cambridge.

Módulo VII. APPs para a promoção do Ensino de LE (3h)

Recursos digitais para a sala de aula (Voki, classdojo, duolingo, memrise, lexical book, entre outras).

Estratégias para o uso de APPs em sala de aula.

Módulo VIII. Avaliação: Planos de aula (2h)

Apresentação de planos de aula, criados pelos formandos, que promovam:

Estratégias e abordagens que recorrem à imagem como facilitador do ensino e aprendizagem de uma LE.

Operacionalizem as aprendizagens essenciais baseadas no perfil do aluno, as Metas Curriculares e as competências do século XXI."

 

* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).

Next Events

4th International Working CLIL Colloquium - Call for papers

16/02/2025
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Curso: Introdução ao Mindfulness para Professores (2ª edição)

20/02/2025 to 13/03/2025
Online

TESOL-SPAIN Burgos 2025

14/03/2025 to 16/03/2025

IATEFL Conference 2025 | Edinburgh

08/04/2025 to 11/04/2025

Latest News

6th Mindful EFL Day

Join us for the 6th Edition of the Mindful EFL Day!
1st February | 9.00am (APPI Zoom Platform)
Programme available!
28/01/2025 APPI

Iberian SIG ACD | 25th January

24/01/2025 APPI

38th Annual APPI Conference

"ELT in a Multimodal World"
ISCTE - IUL | Lisbon
25 - 27 April 2025
06/01/2025 APPI