Practical, Possible and Painless: strategies for the English Classroom

Trainers

About this Course

Curso de Formação: 25 horas acreditadas
Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento 220 e 330 *
Certificação: CCPFC/ACC – 114465/22

Contents

"Módulo 0. Apresentação (1h)

Atividade de quebra-gelo e apresentação dos Formandos e Formadores.

Esclarecimentos sobre o regime de avaliação.

Módulo I. O perfil do aluno de LE na sala de aula do século XXI (5h)

As Metas Curriculares e o Quadro Comum de Referência para as Línguas.

Enquadramento Geral do Currículo do Ensino Básico e Secundário para a construção de aprendizagens essenciais baseadas no perfil do aluno.

As competências do século XXI e as LE (communication, creativity, collaboration and critical thinking): princípios para planificar aulas memoráveis.

Módulo II. O poder da imagem na sala de aula (2h)

A importância e a primazia social da imagem no século XXI.

A imagem e o aprendente de LE: motivar e desafiar para uma aprendizagem significativa.

Módulo III. A Compreensão do Oral (5h)

A compreensão em situações de receção e interação.

Atividades para o desenvolvimento ativo da compreensão oral.

Atividades para a operacionalização do léxico e da gramática.

A compreensão do oral como veículo do domínio intercultural.

Módulo IV. A imagem como promotor da Leitura (2h)

Os momentos na compreensão de textos (antes, durante e após a leitura).

Estratégias e materiais de ensino da compreensão de textos.

Módulo V. A Escrita (3h)

Estratégias e materiais para o ensino da escrita (dimensão textual) no âmbito das temáticas estudadas.

Exemplos de atividades práticas (guiadas/autónomas e independentes)

Estratégias para a avaliação da Escrita recorrendo a imagens.

Módulo VI. A interação e produção oral (2h)

Modelos da expressão oral (spoken interaction/spoken production).

Atividades para o desenvolvimento da expressão oral.

Estratégias para a avaliação da oralidade recorrendo a imagens:

Estudo de caso: os exames do IAVE vs. os exames da Cambridge.

Módulo VII. APPs para a promoção do Ensino de LE (3h)

Recursos digitais para a sala de aula (Voki, classdojo, duolingo, memrise, lexical book, entre outras).

Estratégias para o uso de APPs em sala de aula.

Módulo VIII. Avaliação: Planos de aula (2h)

Apresentação de planos de aula, criados pelos formandos, que promovam:

Estratégias e abordagens que recorrem à imagem como facilitador do ensino e aprendizagem de uma LE.

Operacionalizem as aprendizagens essenciais baseadas no perfil do aluno, as Metas Curriculares e as competências do século XXI."

 

* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).

Next Events

ACD - APPI | Funchal "New Trends in ELT"

2nd November 2024
Funchal, Madeira
02/11/2024 09:00

International House - Practical Online Seminars

SMARTER TEACHING: SMARTER LEARNING

Cycle of Practical Online Seminars 2024/2025
06/11/2024 to 21/05/2025
Online

9th TEFL Conference:Innovation in English language education: Adapting pedagogies to meet modern challenges

Colégio Almada Negreiros / Campus de Campolide / 1099-085 Lisboa (FCSH, Nova University Lisbon)
15/11/2024 to 16/11/2024
CETAPS / Nova University Lisbon

CyTEA Annual Conference 2024

A New Teaching Era: Pedagogical Arguments in Language Teaching and Learning
Cyprus, Nicosia
16/11/2024

Latest News

ACD - APPI | Erasmus+ - Disseminação de mobilidades

APPI | Erasmus+ - Disseminação de mobilidades
12 de outubro 2024
Plataforma Zoom APPI
24/09/2024 APPI

APPI | Funchal "New Trends in ELT" - November 2

20/09/2024 APPI

ACD - APPI | Funchal "New Trends in ELT"

ACD - APPI | Funchal "New Trends in ELT"
2nd November 2024
Escola Básica 2, 3 Dr. Horácio Bento de Gouveia
Registrations here!
20/09/2024 APPI