Actively Learning English
Trainers
About this Course
Curso de Formação: 25 horas acreditadasDestinatários: Professores dos grupos de recrutamento 120, 220 e 330 *
Certificação: CCPFC/ACC-111660/21
Contents
Módulo 1: A aprendizagem ativa no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa (7 horas)
Conteúdos:
- Conceito de aprendizagem ativa e seus principais benefícios no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa;
- Principais diferenças: aprendizagem ativa/aprendizagem passiva - discussão e debate
- Exemplos de ambientes de aprendizagem centrados no aluno.
Atividades/Tarefas:
- Apresentação do ambiente on-line de suporte ao trabalho;
- Apresentação das atividades, da metodologia a adotar e respetiva planificação;
- Discussão/debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva e reflexão sobre os principais benefícios da aprendizagem ativa para a o ensino e aprendizagem da Língua Inglesa.
Módulo 2: Estratégias de aprendizagem ativa no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa (8 horas)
Conteúdos:
- Estratégias e ferramentas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem.
- Exemplos práticos.
Atividades/Tarefas:
- Explorar estratégias e ferramentas de aprendizagem ativa.
- Refletir sobre os principais desafios deste tipo de atividades/recursos e sobre possíveis formas de os vencer.
Módulo 3: Experimentação/Produção de atividades centradas no aluno na sala de aula de Língua Inglesa (10 horas)
Conteúdos:
- Experimentação e realização de atividades e recursos na perspetiva do aluno enquanto centro do processo de ensino e aprendizagem na sala de aula de Língua Inglesa.
- Reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas/experimentadas no que concerne à aprendizagem realizada pelos alunos e ao desenvolvimento das suas competências linguísticas.
- Reflexão final sobre a ação de formação.
Atividades/Tarefas:
- Experimentar e realizar atividades e recursos na perspetiva do aluno enquanto centro do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa.
- Refletir de forma crítica sobre as atividades desenvolvidas/experimentadas no que concerne à aprendizagem realizada pelos alunos e ao desenvolvimento das suas competências linguísticas.
- Avaliar a ação de formação.
Exemplos de ferramentas/recursos digitais propostos para trabalho comum com os diferentes níveis de ensino da Língua Inglesa:
- Trabalho com vocabulário - nuvens de palavras, mapas mentais, jogos - wordclouds.com, mindomo.com, canva.com, wordwall.com
- Brainstorming, votação e debate de tópicos/ideias – Kialo.com, tricider.com, mentimer.com, wheeldecide.com/
- Caças ao tesouro e partilha de conteúdos - criação de códigos QR - qr-code-generator.com, classtools.net/QR/
- Trabalho com áudio - gravação da voz sobre personagens - blabberize.com, voki.com, facecards.com
- Criação e partilha de podcasts - podomatic.com
- Trabalho com vídeo - criação de vídeos - biteable.com, powtoon.com, knovio.com
- Realização de testes rápidos e questionários - kahoot.com, quizizz.com
- Trabalho/escrita colaborativa e partilha/divulgação de trabalhos e conteúdos - padlet.com, wakelet.com, storyjumper.com
- Avaliação formativa – socrative.com, plickers.com
* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).