Actively Learning English

Trainers

About this Course

Curso de Formação: 25 horas acreditadas
Destinatários: Professores dos grupos de recrutamento 120, 220 e 330 *
Certificação: CCPFC/ACC-111660/21

Contents

Módulo 1: A aprendizagem ativa no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa (7 horas)

Conteúdos:

  1. Conceito de aprendizagem ativa e seus principais benefícios no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa;
  2. Principais diferenças: aprendizagem ativa/aprendizagem passiva - discussão e debate
  3. Exemplos de ambientes de aprendizagem centrados no aluno.

Atividades/Tarefas:

  • Apresentação do ambiente on-line de suporte ao trabalho;
  • Apresentação das atividades, da metodologia a adotar e respetiva planificação;
  • Discussão/debate sobre as principais diferenças entre aprendizagem ativa e aprendizagem passiva e reflexão sobre os principais benefícios da aprendizagem ativa para a o ensino e aprendizagem da Língua Inglesa.

Módulo 2: Estratégias de aprendizagem ativa no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa (8 horas)

Conteúdos:

  1. Estratégias e ferramentas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem.
  2. Exemplos práticos.

Atividades/Tarefas:

  • Explorar estratégias e ferramentas de aprendizagem ativa.
  • Refletir sobre os principais desafios deste tipo de atividades/recursos e sobre possíveis formas de os vencer.

Módulo 3: Experimentação/Produção de atividades centradas no aluno na sala de aula de Língua Inglesa (10 horas)

Conteúdos:

  1. Experimentação e realização de atividades e recursos na perspetiva do aluno enquanto centro do processo de ensino e aprendizagem na sala de aula de Língua Inglesa.
  2. Reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas/experimentadas no que concerne à aprendizagem realizada pelos alunos e ao desenvolvimento das suas competências linguísticas.
  3. Reflexão final sobre a ação de formação.

Atividades/Tarefas:

  • Experimentar e realizar atividades e recursos na perspetiva do aluno enquanto centro do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa.
  • Refletir de forma crítica sobre as atividades desenvolvidas/experimentadas no que concerne à aprendizagem realizada pelos alunos e ao desenvolvimento das suas competências linguísticas.
  • Avaliar a ação de formação.


Exemplos de ferramentas/recursos digitais propostos para trabalho comum com os diferentes níveis de ensino da Língua Inglesa:

  • Trabalho com vocabulário - nuvens de palavras, mapas mentais, jogos - wordclouds.com, mindomo.com, canva.com, wordwall.com
  • Brainstorming, votação e debate de tópicos/ideias – Kialo.com, tricider.com, mentimer.com, wheeldecide.com/
  • Caças ao tesouro e partilha de conteúdos - criação de códigos QR - qr-code-generator.com, classtools.net/QR/
  • Trabalho com áudio - gravação da voz sobre personagens - blabberize.com, voki.com, facecards.com
  • Criação e partilha de podcasts - podomatic.com
  • Trabalho com vídeo - criação de vídeos - biteable.com, powtoon.com, knovio.com
  • Realização de testes rápidos e questionários - kahoot.com, quizizz.com
  • Trabalho/escrita colaborativa e partilha/divulgação de trabalhos e conteúdos - padlet.com, wakelet.com, storyjumper.com
  • Avaliação formativa – socrative.com, plickers.com


* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).

Next Events

LiTE Academy's Webinar #7 - Designing Language Learning Tasks for Digital, Inclusive, and Multilingual Classrooms

29/06/2026 18:00 -19:30

Pilgrims Teacher Training Online Conference

Humanistic Language Teaching Today: Teaching the Whole Person
Be inspired, be inspiring!
10/10/2026 to 11/10/2026 13:00 -16:30

XII Congreso Internacional de Enseñanza Bilingüe y Lenguas Extranjeras CIEB 2026 Zaragoza

23/10/2026 to 25/10/2026 14:30 -14:00
Universidad San Jorge

Latest News

Here Comes the Sun - Online conference on positive learning and mindfulness

June 20th - online
European Mindful and Compassionate ELT Project Conference in collaboration with APPI Mindful SIG, TESOL Spain, and TESOL Hungary
28/05/2026 APPI

Bolsa Alberto Gaspar 2026

Resultados
2026
Nomes das vencedoras:
- Elisabete Rodrigues Francisco, sócia nº B -6613
- Maria José Rodrigues Alves, sócia nº B-7913
26/03/2026 APPI

Assembleia Geral Associados - maio 2026

9 de maio de 2026
18h40
Centro Cultural e de Congresso de Aveiro
18/03/2026 APPI