Ação de Formação APPIforma “Motivating Students to Acquire and Develop Critical Thinking Skills” | Vanessa Esteves | Matosinhos

written by appi on June 27, 2016 in with no comments
Map Unavailable

Date/Time
Date(s) - 27/06/2016 - 01/07/2016
00:00


REALIZAÇÃO DA AÇÃO DE FORMAÇÃO: 

Motivating Students to Acquire and Develop Critical Thinking Skills”     (*) (**)

 

FORMADORA: Vanessa Esteves

DESTINATÁRIOS: Professores de Inglês dos grupos de recrutamento 220 e 330, que  lecionem Inglês aos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

MODALIDADE: Curso de formação

LOCAL: Escola EB 2, 3 de Matosinhos – Matosinhos

DATAS: 27, 28, 29 e 30 de junho; 1 de julho de 2016

HORÁRIO:

– dia 27, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00;

– dia 28, das 14h00 às 18h00;

– dia 29, das 09h00 às 13h00;

– dia 30, das 14h00 às 17h00;

– dia 1 de julho, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

DURAÇÃO: 25 horas

CRÉDITO: 1 (um) (*)– Ação que releva para efeitos de progressão em carreira do público-alvo indicado, segundo o artigo 5º do Regime Jurídico da Formação Contínua

VALOR: – 90€ (sócios e professores da escola anfitriã) ou 70€ (caso tenha realizado uma ação da APPI  de 25h, em 2015);

-130€ (não sócios) ou 120€ (não sócios que tenham frequentado uma ação da APPI de 25h, em 2015).

OBJETIVOS:

– Rever algumas teorias e conceitos relativos ao modo como a criança e os adolescentes adquirem conhecimentos;

– Analisar os diversos “Learning styles” e a sua importância no processo Ensino/Aprendizagem;

– Discutir e analisar a natureza e função de “Critical thinking skills”,  as diversas estratégias e atividades que promovem o desenvolvimento deste tipo de competências no aluno;

– Analisar a importância da introdução e promoção de um espírito crítico nas atividades desenvolvidas dentro da sala de aula;

– Aplicar a teoria apresentada a situações reais de sala de aula de forma a rentabilizar todo o processo de Ensino/Aprendizagem do aluno;

– Auxiliar os docentes a (re)encontrarem estratégias e atividades que motivem os seus alunos para a aprendizagem da Língua Inglesa e ainda para a aprendizagem em geral;

– Apresentar várias formas de aprender através da Língua Inglesa;

– Explorar e rentabilizar pedagogicamente todos os materiais apresentados;

– Auxiliar os formandos a adaptarem os materiais apresentados e ainda a criarem atividades e materiais alternativos.

 

CONTEÚDOS DA AÇÃO:

 

– A aprendizagem de uma Língua Estrangeira no contexto atual;

– A importancia da motivação no percurso Ensino/Aprendizagem do aluno e a necessidade do mesmo adotar uma postura autónoma face ao seu percurso de aprendizagem;

– Análise dos diversos “learning styles”;

– Análise da taxonomia de Bloom e a sua implicação no processo de Ensino/Aprendizagem;

– Análise da taxonomia de Price e a sua implicação no processo de Ensino/Aprendizagem;

– O que consituem “Critical Thinking Skills”;

– Análise dos princípios necessários para o ensino de um pensamento crítico;

– Análise de técnicas para aumentar a memória do aluno;

– As vantagens da utilização de “critical thinking skills” no processo de ensino/aprendizagem;

– Análise de várias técnicas para auxiliar o aluno a processar informação de um modo eficaz;

– Análise de técnicas que desenvolvam e promovam um espírito criativo no aprendente;

– As diversas formas, estratégias e atividades de se introduzir e implementar uma abordagem desta natureza na sala de aula de modo a maximizar a capacidade de aprendizagem do apreendente.

 

Ficha de inscrição em http://www.appi.pt/appiforma/annual-professional-development-pd-programme/