XXIX COLÓQUIO AFIRSE PORTUGAL

Published in Seminar on Sep 29, 2021

  • Event Date

    09/02/2022 to 11/02/2022

  • Event Time

    11:30-16:45

"A educação e os desafios da sociedade contemporânea"
Contributos da investigação

A sociedade contemporânea confronta-se com uma crise civilizacional decorrente da conjugação, à escala planetária, de múltiplas crises – humanitária, pandémica, sanitária, ecológica, climática, demográfica, energética, alimentar, política, económica, social e cultural. Essas múltiplas crises, interdependentes, advêm, em grande medida, da globalização, da ocidentalização e do desenvolvimento. Nesse contexto, alicerçado num modelo de desenvolvimento hegemónico e globalizado, intensificam-se e ganham visibilidade problemas sociais complexos, tais como a diminuição da biodiversidade, a destruição do planeta através da poluição e do consumo excessivo dos recursos naturais, as guerras, a violência, a pobreza, as doenças, a degradação da vida quotidiana, as injustiças, as discriminações e as múltiplas desigualdades (socioeconómicas, educativas, de género, étnicas, de cor de pele, entre outras).

A complexidade e a diversidade dos desafios podem ser compreendidas como oportunidades para a superação da arrogância do controle, da arrogância do saber e da arrogância do poder, no sentido de resgatar e construir modos de pensar, de fazer e de viver sustentáveis, capazes de assegurarem a defesa da vida do planeta. A educação não é condição suficiente para a transformação, contudo também não é possível transformar sem educar. Além dos problemas que suscitam, as crises também integram possibilidades de mudança, assim a transformação tem vindo a ocorrer paulatinamente, através de iniciativas contra-hegemónicas, centradas na tomada de consciência e na mobilização, veiculando a responsabilidade, a solidariedade, a crítica e a ética. Atendendo à amplitude e à complexidade dos desafios, a transformação requer mudanças, conjuntas e interdependentes, do ponto de vista institucional, social, económico, político, educativo e do pensamento.

Face a tais desafios, o XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal promove um espaço de debate e de divulgação do conhecimento científico resultante da investigação educacional realizada em diversos países, procurando responder a diferentes questões: Quais as finalidades da educação? Que conhecimentos, capacidades, atitudes e valores são importantes na sociedade contemporânea? Qual o contributo das políticas públicas de educação? As práticas educativas podem promover o otimismo crítico, ativo, transformador e voluntarista? Que formação assegurar aos professores e educadores? Qual o contributo da investigação em educação para a produção de conhecimento científico sobre as políticas e as práticas educativas portadoras de inéditos viáveis? "

Mais informações podem ser consultadas no website e redes sociais da AFIRSE: http://afirse.ie.ul.pt

Next Events

Storytelling in Education - Global Online Conference

Saturday 5 October 2024
Eight sessions 9am-4pm UK time
05/10/2024 09:00 -16:00

9th TEFL Conference:Innovation in English language education: Adapting pedagogies to meet modern challenges

Colégio Almada Negreiros / Campus de Campolide / 1099-085 Lisboa (FCSH, Nova University Lisbon)
15/11/2024 to 16/11/2024
CETAPS / Nova University Lisbon

CyTEA Annual Conference 2024

A New Teaching Era: Pedagogical Arguments in Language Teaching and Learning
Cyprus, Nicosia
16/11/2024

Latest News

Parecer Exame Nacional Prova 550

Parecer APPI | 2024
02/07/2024 APPI

Concurso Selo Europeu para as Línguas 2024

Apresente a sua candidatura até ao dia 30 de setembro.
21/05/2024 APPI

APPI Talks

Extra extra read all about it!
APPI now has a podcast. It’s called APPI Talks
18/05/2024 APPI