Courses

Practical, Possible and Painless: strategies for the English Classroom

Dates

No scheduled dates for this course

Lecturers

Carlos Lindade

Curso: 25 horas acreditadas

Destinatários: professores de Inglês do grupo de recrutamento 220 e 330*

Registo nº CCPFC/ACC – 102773/19

 

CONTEÚDOS:

Módulo 0. Apresentação (1h)

  • Atividade de quebra-gelo e apresentação dos Formandos e Formadores.
  • Esclarecimentos sobre o regime de avaliação.

Módulo I. O perfil do aluno de LE na sala de aula do século XXI (5h)

  • As Metas Curriculares e o Quadro Comum de Referência para as Línguas.
  • Enquadramento Geral do Currículo do Ensino Básico e Secundário para a construção de aprendizagens essenciais baseadas no perfil do aluno.
  • As competências do século XXI e as LE (communication, creativity, collaboration and critical thinking): princípios para planificar aulas memoráveis.

Módulo II. O poder da imagem na sala de aula (2h)

  • A importância e a primazia social da imagem no século XXI.
  • A imagem e o aprendente de LE: motivar e desafiar para uma aprendizagem significativa.

Módulo III. A Compreensão do Oral (5h)

  • A compreensão em situações de receção e interação.
  • Atividades para o desenvolvimento ativo da compreensão oral.
  • Atividades para a operacionalização do léxico e da gramática.
  • A compreensão do oral como veículo do domínio intercultural.

Módulo IV. A imagem como promotor da Leitura (2h)

  • Os momentos na compreensão de textos (antes, durante e após a leitura).
  • Estratégias e materiais de ensino da compreensão de textos.

Módulo V. A Escrita (3h)

  • Estratégias e materiais para o ensino da escrita (dimensão textual) no âmbito das temáticas estudadas.
  • Exemplos de atividades práticas (guiadas/autónomas e independentes)
  • Estratégias para a avaliação da Escrita recorrendo a imagens.

Módulo VI. A interação e produção oral (2h)

  • Modelos da expressão oral (spoken interaction/spoken production).
  • Atividades para o desenvolvimento da expressão oral.
  • Estratégias para a avaliação da oralidade recorrendo a imagens:
    • Estudo de caso: os exames do IAVE vs. os exames da Cambridge.

Módulo VII. APPs para a promoção do Ensino de LE (3h)

  • Recursos digitais para a sala de aula (Voki, classdojo, duolingo, memrise, lexical book, entre outras).
  • Estratégias para o uso de APPs em sala de aula.

Módulo VIII. Avaliação: Planos de aula (2h)

  • Apresentação de planos de aula, criados pelos formandos, que promovam:

– Estratégias e abordagens que recorrem à imagem como facilitador do ensino e aprendizagem de uma LE.

– Operacionalizem as aprendizagens essenciais baseadas no perfil do aluno, as Metas Curriculares e as competências do século XXI.

 

* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).