Courses

Mentoring in educational contexts

Dates

No scheduled dates for this course

Lecturers

Neil Mason

Curso de Formação a Distância: 25 horas acreditadas

Destinatários: Professores dos Grupos de Recrutamento 220 e 330*

CCPFC/ACC-109017/20

 

– Os objetivos a atingir com este curso são os seguintes:

Identificar formas e modelos diferentes de mentoria em contextos educativos.

Explorar a investigação atual sobre a mentoria e o seu desenvolvimento ao longo dos últimos anos.

Compreender como a mentoria não tem uma definição consensual e da necessidade de definir e delinear os conceitos em cada projeto.

Distinguir e escolher entre a mentoria e outras formas de apoio (formação, tutoria, coaching, etc.)

Analisar criticamente casos e contextos atuais de modelos de mentoria em funcionamento no contexto nacional e compará-los com casos internacionais.

Promover a adoção de dispositivos de mentoria entre pares (seja entre alunos/alunos; entre docentes ou entre professores/alunos) com o intuito de promover um ambiente favorável ao sucesso escolar.

Promover o desenvolvimento de competências interpessoais e outras “soft skills” veiculadas no documento do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Compreender / debater questões sobre a ética e considerar a proposta da EMCC (European Mentoring & Coaching Council).

Trabalhar competências do Sec. XXI e o desenvolvimento pessoal de mentores e mentorados.

 

– Conteúdos:

MÓDULO 0: APRESENTAÇÃO

MÓDULO 1: O QUE É MENTORIA?

MÓDULO 3: MAKING MENTORS (I)

MÓDULO 4: MAKING MENTORS (II)

MÓDULO 5: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

MÓDULO 6: AVALIAÇÃO

* Releva na dimensão científica e pedagógica para efeitos de progressão em carreira dos Professores dos grupos de recrutamento mencionados (artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Contínua).